Neste dia 19 de abril, é comemorado o Dia dos Povos Originários. O SINTUFF enfatiza que esta data deve ser instrumento de denúncia frente ao massacre dos povos indígenas no Brasil. É necessário reiterar as batalhas das comunidades indígenas pelos seus direitos, terras e culturas. O momento atual requer protestar de forma veemente contra a violação dos direitos constitucionais desses povos em todo o país.
Ao longo de mais de 500 anos de invasão do território pelos europeus, a luta dos povos originários têm sido marcada pela resistência contra o apagamento da memória e história dessas mobilizações pelo Estado brasileiro. O 19 de abril costuma ser usado para glorificar uma visão utópica, branda e apática acerca da população indígena que visa apagar a resistência dos povos originários, os quais deixaram sua marca neste território através de lutas sangrentas contra seus opressores. Para os povos indígenas, sempre foi uma data que representa a resistência, para asseverar que as vidas indígenas são importantes!
A falta de respeito aos direitos indígenas contribui para o aumento do desmatamento, a invasão de áreas protegidas, a expansão violenta do agronegócio, a extração ilegal de madeira, o garimpo ilegal, o trabalho forçado e a violência no campo. São inúmeras as razões humanitárias e sociais para marchar ombro a ombro junto à população indígena.
O SINTUFF, como organização de classe que busca proteger os direitos da classe trabalhadora, reafirma seu compromisso inabalável com a conquista de direitos pelos povos indígenas e ações de combate a qualquer forma de racismo e intolerância.
Comments