"No semestre passado abria na hora certa", comentou uma estudante de Medicina que era a primeira na fila de espera para almoçar no refeitório do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). O Jornal SINTUFF esteve acompanhando a rotina do bandejão do HUAP, após receber através de um servidor denúncia acerca de constantes atrasos. Na quarta-feira (20/9), registramos em vídeos e fotografias o atraso para a abertura do restaurante universitário no HUAP. Uma placa na entrada do refeitório indicava o horário de funcionamento entre 11h30 e 13h30. Contudo, só houve abertura às 12h10, quarenta minutos depois do estipulado. "Tem dias que abre só 12h25, 12h30 e a fila dos estudantes faz curva", comentou um servidor que aguardava para almoçar. Verificamos que apenas dois carros fazem a entrega, um para o HUAP e a Reitoria e outro para o campus da Praia Vermelha e a Faculdade de Veterinária. O carro responsável pela entrega no HUAP chegou apenas ao meio-dia, meia hora após o horário previsto para abertura do refeitório. Apesar dos atrasos, os servidores elogiaram o capricho dos trabalhadores do bandejão na distribuição das refeições. Estudantes e servidores que aguardavam na fila se queixaram que os atrasos somados às filas muitas vezes impossibilitam a refeição devido aos respectivos horários das aulas e afazeres de trabalho. Segundo a apuração feita pelo Jornal SINTUFF, não haveria tempo hábil para preparar as refeições a tempo de entregar às 11h30 no HUAP e as condições do trânsito estariam atrapalhando a entrega. Verificamos também que as refeições só ficam prontas no Gragoatá por volta das 11h30, horário no qual já deveriam terem sido entregues e estarem sendo disponibilizadas no hospital. Considerando que nem sempre houve atrasos, o SINTUFF entende que é necessário verificar as razões desse problema e como fazer para equacioná-lo. Antecipar o horário de entrada e saída de trabalhadores do bandejão? Melhorar a infraestrutura do restaurante universitário? Disponibilizar mais carros para o transporte? Por que razões antes não havia atrasos e agora eles acontecem? O SINTUFF frisa, contudo, que a solução para os atrasos não pode passar por mais sobrecarga de trabalho aos servidores e terceirizados que atuam no bandejão. O sindicato cobra dos gestores por soluções administrativas que beneficiem todos os envolvidos, melhorem a logística e garantam a plenitude do horário de funcionamento do restaurante universitário do HUAP.