A Assembleia Geral do SINTUFF aprovou a adesão da categoria na UFF à paralisação nacional convocada pela FASUBRA para os dias 15 e 16 de outubro, bem como a construção de um grande ato unificado com as universidades do Rio de Janeiro. A paralisação ocorre após o governo retirar quatro itens da minuta do Projeto de Lei (PL) referente ao Termo de Acordo de Greve: reposicionamento dos(as) aposentados(as), criação do cargo de auxiliar, a aceleração da progressão por capacitação e o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
A mobilização da categoria será pelo cumprimento de todos os itens previsto no acordo de greve e pela implantação das pautas que serão debatidas no Grupo de Trabalho (GT) com o governo, cuja primeira reunião está marcada para 15 de outubro. Reposicionamento dos Aposentados para 2025, e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para 2026 são os pontos discutidos nesse GT. A exigência da categoria é que a implantação do reposicionamento e do RSC estejam previstos na Projeto de Lei que visa efetivar o acordo de greve, assim como os demais pontos suprimidos pelo governo.
Governo explora falhas e lacunas no acordo de greve
Conforme avaliação aprovada nos fóruns deliberativos do SINTUFF, o acordo obtido já foi bastante rebaixado, inclusive ficando sensivelmente aquém de acordos conquistados por várias outras categorias do serviço público. Não satisfeito em sua política de desvalorização dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) das universidades federais e institutos federais, o governo ainda age com absoluto desrespeito no intuito de subtrair pontos que foram assinados no acordo de greve. As resoluções aprovadas nos fóruns deliberativos do SINTUFF já haviam alertado que o acordo de greve foi assinado de forma apressada pela FASUBRA, cedendo às pressões e às chantagens do governo. O resultado foi um documento com falhas que agora estão sendo exploradas para atrasar pautas relevantes, como a jornada de 30 horas, o reposicionamento e o RSC. O SINTUFF convoca a categoria a construir a luta, pois somente a mobilização será capaz de impor o cumprimento de todas as pautas da greve.
Assembleia elege delegação à Plenária da FASUBRA
A Assembleia elegeu a representação da categoria para a Plenária Nacional Virtual da FASUBRA, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. Foram inscritas três chapas. A Chapa Combate obteve 38 votos, elegeu três delegados(as) e o representante da direção. A chapa Democracia Sempre obteve 10 votos e a chapa TAES na Luta obteve 6 votos, elegendo cada uma dela um(as) delegado(as).
Foi aprovada uma nota de repúdio contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) por não respeitar o calendário da UFF na adoção de feriados e recessos no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP). A Assembleia deliberou ainda a realização de audiências para discutir o hospital e a retomada de reuniões setoriais na unidade.
Comments