
A Assembleia Geral do SINTUFF, reunida nesta terça-feira (25) na Casa do SINTUFF, aprovou por unanimidade paralisação da categoria no dia 28 de março, conforme indicação da FASUBRA. A Assembleia também aprovou a proposta de instauração do estado de greve a partir de 1º de abril. O intuito dessas iniciativas é cobrar o cumprimento integral do acordo de greve e a resolução das pautas do termo de acordo que seguem emperradas nos Grupos de Trabalho formados pelo governo. Na manhã de sexta-feira (28) haverá ato da paralisação na entrada do HUAP, a partir das 7 da manhã e ato unificado às 15 horas, na Candelária.
No texto da Medida Provisória instituída unilateralmente pelo governo, há inconsistências em relação à aceleração da progressão por capacitação, assim como permanecem indefinidos o reposicionamento dos(as) aposentados(as), o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a jornada de 30 horas, a escala 12 por 60, entre outras pautas tratadas nos Grupos de Trabalho junto ao governo. Além disso, os médicos e médicos veterinários seguem com o reajuste cortado pela metade.
Entre as resoluções votadas na Assembleia, foi aprovado reiterar a proposta pela inclusão de técnico-administrativos(as) doutores(as) e aposentados(as) na futura regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). A Assembleia aprovou ainda uma resolução sobre o feriado estadual em homenagem a São Jorge, no dia 23 de abril. Enquanto diversas outras instituições federais como a UFRJ, UFRRJ e CEFET-RJ já instituíram o feriado em seus calendários acadêmicos, a UFF reluta em assumir essa data celebrada especialmente pela religiosidade afrobrasileira. Nesse sentido, a Assembleia aprovou paralisação da categoria caso a UFF persista em não adotar o recesso nesta data.
Por fim, foi aprovada uma moção de repúdio à prisão do estudante Mahmoud Khalil nos EUA, um refugiado palestino criado na Síria, que foi detido sob ordens do governo Trump por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega e informado da revogação de seu visto estudantil.
Comments