GT Carreira do SINTUFF faz crítica ao questionário sobre RSC elaborado pela FASUBRA
- SINTUFF
- 8 de abr.
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Atualizado: há 1 dia
O Grupo de Trabalho Carreira do SINTUFF se reuniu na última segunda-feira (7) para analisar o questionário nacional proposto pela FASUBRA, que visa subsidiar a regulamentação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) em educação (TAEs). Após criteriosa avaliação do conteúdo, o GT deliberou por uma crítica contundente à forma como o instrumento foi elaborado.
O formulário contém 87 questões que, em sua ampla maioria, não contemplam as atividades desenvolvidas pela maioria dos segmentos da categoria. O conjunto de perguntas evidencia uma abordagem deslocada da realidade dos(as) TAEs, ignorando a diversidade dos eixos que compõem a carreira, como os setores administrativos, hospitalares, técnicos de laboratório, técnicos de arte e cultura, entre outros.
A sensação compartilhada entre os participantes da reunião foi de estranhamento e não pertencimento. Muitos(as) não conseguiram se enxergar em quase nenhuma das proposições apresentadas. A impressão geral é de que o questionário foi concebido a partir de parâmetros e lógicas mais próximas da docência e da gestão universitária, o que fragiliza seu propósito e distancia a categoria do processo de construção do RSC.
Um questionário com essa orientação metodológica, por mais bem-intencionado que seja, não favorece as reivindicações históricas dos(as) TAEs nem contribui para o fortalecimento do nosso reconhecimento profissional. Pelo contrário, ao silenciar saberes e competências fundamentais do nosso cotidiano, corre-se o risco de legitimar um modelo restritivo e excludente de avaliação.
Diante disso, o GT Carreira do SINTUFF orienta que todos(as) os(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) respondam ao formulário com atenção redobrada. E, principalmente, que utilizem o espaço final — "Propõe inclusão ou adequação na DESCRIÇÃO de algum dos itens anteriormente apresentados?" — para apontar quais saberes, competências e atividades exercidas no cotidiano ficaram de fora do questionário. É fundamental que quem não se sentiu representado(a) pelas perguntas deixe registrado as suas contribuições e suas críticas ao documento.
Essa é uma oportunidade para que a base da categoria participe ativamente do debate e ajude a construir um modelo de RSC que, de fato, reflita a pluralidade e a complexidade do nosso trabalho.
Prazo final para preenchimento: 10 de abril.

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