top of page
Buscar

Plenária da FASUBRA aprova paralisação dia 28 e assembleias decidirão sobre estado de greve

Foto do escritor: SINTUFFSINTUFF

Atualizado: 21 de mar.


Delegados(as) à Plenária Nacional da FASUBRA (Foto: FASUBRA Sindical)
Delegados(as) à Plenária Nacional da FASUBRA (Foto: FASUBRA Sindical)

A Plenária Nacional da FASUBRA Sindical, realizada em Brasília (DF) nos dias 14, 15 e 16 de março, deliberou realizar paralisação da categoria em 28 de março, dia da mesa de negociação com o governo, com mobilização nas bases pelo cumprimento integral do acordo de greve. A plenária deliberou ainda que as assembleias das bases decidirão sobre a decretação do estado de greve a partir de 1º de abril, diante do descumprimento de itens importantes do termo de acordo por parte do governo federal, e paralisação da categoria em todas as datas das próximas mesas de negociação. Essa decisão é resultado da ampla insatisfação das bases, fator que pressionou a direção da FASUBRA a colocar, enfim, o debate sobre uma nova greve na ordem do dia. Haverá realização de plenária virtual extraordinária na segunda quinzena de abril para decisão e avaliação acerca do indicativo de greve. A plenária de abril também definirá data para realização de uma caravana à Brasília.

 

A Direção Nacional da FASUBRA pretende requerer reunião com os ministros da Educação e do Planejamento para tratar do cumprimento do termo de acordo. A plenária também aprovou que a FASUBRA Sindical solicite à assessoria jurídica parecer quanto à viabilidade de judicialização caso não seja implementada a concessão administrativa da aceleração da progressão por capacitação, aos servidores que possuem o direito adquirido nos termos do art 10, parágrafos 3 e 4, da Medida Provisória 1286/2024 em vigor.

 

É preciso organizar e intensificar a mobilização para forçar a governo a cumprir o acordo integralmente e fazer avançar os diversos itens que seguem emperrados nos Grupos de Trabalho (GTs). A assinatura apressada do acordo de greve, conforme avaliou o SINTUFF por decisão de sua Assembleia, deixou lacunas que agora o governo explora para descumprir diversos itens, assim como a ausência de um calendário de lutas mais ostensivo nos meses que se decorreram após a greve. Em breve será divulgada a data da Assembleia do SINTUFF para tratar da paralisação, estado de greve e outros temas tratados na Plenária.

Kommentarer


Endereço:

R. Des. Geraldo Tolêdo, 29 - São Domingos 

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

E-mail:

secretaria@sintuff.org

© 2023

by Bertolo

  • b-facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • X
  • Whatsapp
  • b-youtube
bottom of page