Prévia do contracheque com novos valores está disponível, mas SouGov enfrenta sobrecarga
- SINTUFF
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
A partir desta quarta-feira, 16 de abril, foi disponibilizada no aplicativo SouGov, a prévia do contracheque com os novos valores referentes ao Termo de Acordo de Greve, assinado em junho de 2024. A atualização ocorre após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente da República, na quinta-feira (10), e através de uma Medida Provisória (MP) que versa sobre as carreiras de diversas categorias, entre elas a dos servidores técnico-administrativos (TAES) das Instituições Federais de Ensino (IFEs). O texto ainda não foi aprovado, mas a MP segue vigente até junho de 2025.
O pagamento, que inclui valores retroativos a janeiro deste ano, está programado para 2 de maio, conforme anunciado pelo governo federal. O governo não aceitou a proposta de antecipar o pagamento dos retroativos por meio de folha suplementar. Em relação a médicos e médicos veterinários, o governo permanece descumprindo o Termo de Acordo, impondo um reajuste inferior (4,5%) aos demais cargos (9%). Seguem pendentes temas como o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a jornada de 30 horas, o reposicionamento de aposentados(as) prejudicados na adoção do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Há também incertezas acerca das regras de transição para aceleração por capacitação. Todos essas pautas requerem a mobilização da categoria, que encontra-se em estado de greve.
Nas redes sociais, servidores(as) relatam dificuldades em consultar o SouGov, cujo sistema encontra-se sobrecarregado pela alta demanda de tentativas de acesso. As categorias listadas na MP envolvem cerca de 800 mil servidores, com atualizações em mais de 9 mil cargos e 190 gratificações.