O SINTUFF vem a público manifestar sua profunda indignação e repúdio diante do recente episódio de assédio sexual ocorrido no Restaurante Universitário do campus Gragoatá. O caso envolvendo duas estudantes, que foram vítimas de importunação sexual nesta quinta-feira (10), expõe mais uma vez a urgente necessidade de enfrentamento firme e eficaz à cultura do machismo e do estupro em nossa sociedade, especialmente dentro das instituições de ensino.
Apesar da gravidade de episódios como esse, as respostas institucionais têm se mostrado aquém das necessidades reais, revelando a fragilidade das medidas existentes para prevenir e combater esse tipo de violência. A universidade deveria ser um espaço seguro e acolhedor, mas as mulheres continuam expostas a agressões desta natureza. O medo tem se tornado parte de seu cotidiano, quando deveria ser o último sentimento a se experimentar dentro de uma instituição de ensino.
O SINTUFF cobra que a reitoria da UFF adote medidas urgentes e efetivas para transformar os campi em um ambiente verdadeiramente seguro para as mulheres. É necessária uma reformulação profunda das políticas atuais, garantindo mecanismos de denúncia acessíveis, proteção integral às vítimas e, principalmente, punições severas e exemplares para os agressores. Sem isso, continuaremos vendo casos de violência sendo tratados de forma superficial, perpetuando a impunidade.
Comentarios